segunda-feira, 20 de maio de 2013

Arvores Frutíferas e Mudas de Manga




As mudas de manga possuem várias espécies formando uma variedade.
-O que é variedade?
É um grupo de indivíduos que se assemelham fenoticamente em relação a várias características uniformes e estáveis, que  o distinguem de outro grupo ou variedade.
-O que é cultivar?
É uma variedade cultivada. Um grupo de indivíduos que se apresenta uniforme quanto às características fenotípicas.
-Em quantos grupos se dividem as variedades de mangueira e qual a diferença entre eles?
O grupo indiano inclui variedades mono-embriônicas, fortemente aromáticas, de casca cuja coloração varia de rosa a vermelho intenso, e suscetível à antracnose.
As do grupo Indochinês (ou filipínicas) são  poliembrionias , com caraços longos e achatados, pouco aromáticas, geralmente de casaca verde-amarela quando maduras, e medianamente resistentes à antracnose.
-Por que o predomínio de uma única variedade representa um risco?
A predominância de uma única variedade representa um risco porque, além de limitar o mercado, qualquer mudança na preferência do consumidor, ou a ocorrência de pragas e doenças pode comprometer a cultura.
Outro aspecto que deve ser considerado na utilização de uma única variedade é a erosão genética, que reduz a capacidade de adaptação de uma espécie a condições de adversidade. Deve-se, portanto, estimular a diversificação de variedade comercial, a exemplo das comercializadas e, mercados regionais.
-Que variedades podem ser indicadas como opções de plantio?
As variedades locais ou mais tradicionais em cada região devem ser priorizadas, uma vez que já estão bem adaptadas. Variedades como a Espada, Rosa, Bourbon e Ubá, dentre outras, são boas opções de diversificação por sua aceitação no mercado interno, algumas para consumo ao natural, outras para processamento. Existem também novas variedades, oriundas de melhoramento genético.
-Como se obtém uma nova variedade?
Obtém-se uma nova variedade pela introdução de variedades de outra região ou por melhoramento genético.
-Como pode ser realizado o melhoramento genético?
O melhoramento genético pode ser feito por seleção natural, hibridações, auto-fecundação, polinização controlada, indução de mutações e uso de métodos biotecnológicos.
-Como é realizada a seleção de variedade?
A seleção de variedade baseia-se nas variações espontâneas de características julgadas importantes, sendo o método mais utilizado no Brasil e no mundo.
Consiste em selecionar plantas em áreas de plantio e avaliar as progênies, que são resultados de polinização aberta. É também o método mais utilizado em vários países para obtenção de novas variedades. Praticamente todas as variedades da Flórida, Índia e Israel foram obtidas dessa maneira.
-Quais as vantagens desse método?
É fácil, simples e de baixo custo, embora sua eficácia seja muitas vezes questionada, uma vez que é eficiente para características de alta herdabilidade.
-Por que se realiza a autofecundarão?
A auto-fecundarão é um procedimento utilizado para diminuir a proporção de indivíduos heterozigóticos em uma população a fim de se atingir uma uniformidade fenotípica, embora a homozigose completa nunca seja atingida. Para a maioria das características agronômicas, essa uniformidade fenotípica é alcançada depois de cinco a oito gerações.
Como se distribuem as variedades nacionais quanto à sua utilização?
Existem variedades com características para indústria, mesa ou consumo ao natural, e algumas que podem ser consumidas tanto pela indústria como ao natural.
-Para a indústria, as principais variedades são.
.Imperial
.Itamaracá
.Pessego
.Santa Alexandria
.São Quirino
.Votupa
-Para o consumo ao natural, encontram-se as variedades:
.Agreste
.Augusta
.Bourbon
.Brasil
.Espada Manteiga
.Formosa
.Espada Vermelha
-São utilizadas tanto pela indústria como para o consumo ao natural, as seguintes variedades:
.Ametista
.Beta
.Carlota
.Coração Magoado
.Espada
.Extrema
.Itamaracá
.Maçã
.No Plus Ultra
.Pingo de Ouro
.Primor de Amoreira
.Rosa
.Ubá

Fonte:Coleção 500 Perguntas e 500 Respostas –Manga - Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário